terça-feira, 31 de março de 2009

A Terceira

Estou na terceira cidade maior da España: 1o. Madrid; 2o. Valência

Estou na terceira cidade mais cara do mundo: 1o. Nova Iorque; 2o. Paris

Alguém sabe me dizer se 3 é número cabalístico? Porque começou a doer no meu bolso, e sinto que terei que tomar uma decisão ainda essa semana =(

Gana e o Branco de Alma Preta

Acabei de chegar do Català. Hoje, sentei do lado do menino branco, Argeliano, que se chama Maomar Riad. Gente, é incrível, o jeito dele falar e de andar. Parece um negro, cuspido e escarrado. Até a voz !!!
Por falar em hermanos africanos, hoje chegou um outro menino da África. Prince o nome dele. Tziu-Azulão. E ele veio de Gana.
Um mapa-múndi, pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
E o Merhdad...caraca, gente eu acho que ele não sabe o que é uma vocal.
Cara, bato palmas para esses caras. Alguns me dizem que sou louca, outros que sou corajosa. Mas esse povo, que não tem identificação, e se muda, muda de vida para um outro país cuja lingua, costumes e religião são completamente diferentes......................Sin más palabras! Claro que eu não queria ser uma "ilegal" ou "sin papeles", como eles chamam aqui. Mas se a vida já está difícil para mim (não vejam isso como uma reclamação...digo difícil de recomeçar tudo de novo e tudo novo, ainda mais num período de crise econômica braba), imagina para esse povo então?

Março se despede com chuva!

To com pereza de ir ao curso de Català hoje... Tá uma chuvinha fina e um frio... Bom, segundo a meteorologia, o mau-tempo deverá ir embora amanhã.
Sabe, aquelas tardes perfeitas... Bom, posso dizer que hoje é uma. Tô estudando e o dia está rendendo. Daqui a pouco tomo um chocolate quente.
Amanhã, tenho uma "cena" holandesa para ir na casa da Lilianne. Mas tenho dever do Castellano para entregar. Tal vez yo llegue para el postre!
E por falar em postres, minhas galletas holandesas que a Lilica trouxe para mim de Amsterdã se acabaram. Eu quero maisssssssssssssss. São fantásticas se saboreadas com café.
Quando eu voltar para casa, com certeza sentirei falta dos vinhos e dos queijos. Essas coisas que no Brasil a gente só encontra em Delicatessen aos olhos da cara. Ou ao olho do outro lugar, rsrsrs (expressando minha indignação sobre a desigualdade social no mundo...)

Duas notícias maravilhosas em 1 dia só => 30/03/2009

Pessoas,

hoje eu recebi 2 notícias muito boas. Mas, como sempre, os deixarei curiosos. Quer dizer, uma delas é o concurso da ANAC, que eu já comecei a estudar...Entonces, minha ida ao Brasil coincidirá com a data da prova.

A outra notícia, eu conto essa semana!

É, hoje realmente, eu tive vontade de sair correndo nua pelas Ramblas!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ya es primavera!


A primavera começou hoje às 12:44h! Nossa, como aqui eles dão importância a isso! Eu nao sabia, mas as FALLAS, festa de Valência, a qual eu não fui pq nao havia mais hotel nem hostal, simboliza esse câmbio de estaciones. A queima dos bonecos significa o fim do inverno. Li no guia da Espanha, hehe...Só no ano que vem agora. Tem que planejar com antecedência, nêga...Bom, não era para eu ir.

Acabei de ver o filme Sob o Sol de Toscana. Bajo el sol de la Toscana. Lindooooooooooo. Enquanto eu estava vendo, recebi um torpedo do Ferno dizendo que está no camarote da Apoteose com o Patrick esperando o show do Radiohead começar. Bom, vamos nos reunir novamente os 3 aqui na Europa para vermos algum show juntos. E eu to mto a fim de estudar italiano. Patrick vem ano que vem, ficar 1 mês na Itália fazendo curso. Eu tô pensando seriamente em ir também. Me encanta o italiano! Já tô fuçando para ver onde posso estudar a um preço camarada no próximo cuadrimestre. Quizás na própria Universitat. Vamos a ver.

Eu nunca pensei que fosse estar tão longe de casa quando o Radiohead viesse ao Brasil. E nem o Iron. Caraca! Que loucura! Também não esperava o torpedo dos meninos. Pensei que fosse alguém me chamando pra uma farra. Mas hoje eu não tô bem e por isso decidi ver um filminho embaixo do meu edredon nórdico. Não tô bem desde terça-feira. Fiquei meio afoita com a subida de temperatura e to gripada e com a garganta inflamada. Minha garganta nunca inflamou desde que fiz a operação das amigdalas. Creio que isso seja emocional. E também nunca pensei que fosse ficar feliz com uma temperatura máxima de 16 graus (foi o que passou hoje no Tele Diário).

Mientras yo escribía, tava olhando as Borboletas que existem no meu quarto. Será uma peça do destino? São 7 borboletas. Número cabalístico. São lindas e ficam penduradas ao lado da cortina. Olhei para elas e percebi que eu ainda me sinto na fase do casulo. Mas um dia eu chego lá! Ah, se chego! Saio desse maldito casulo. To na maior "Midlife Crisis". Mas também "...nobody said it was easy..."

Exatamente 2 meses atrás, feriadão de 20 de janeiro, eu estava com o Yan na praia. Que delícia. O bichinho se acabou!!! Saudades do meu pequeno...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Haciendo amigas!




Bom, como dizem por aí.......as coisas acontecem quando a gente menos espera......eu estava doida pra fazer amigos pra ver se a solidão e a saudade me deixavam um pouco em paz......e elas apareceram quando a gente menos espera. A Lilianne é a holandesa que conheci no churrasco dos brasileiros. Mó doideira. Voltei com ela do churrasco por acaso, e descobrimos que moramos no mesmo bairro. Depois, na Sala Monastério , ela levou a Neliane, a médica que está fazendo um estágio no Hospital que existe aqui perto de casa. Y yá está. Era mesmo para eu ter ido naquele churrasco em Calella. Bom conhecer alguém que esteja na mesma sintonia. Buscando algo novo, tirando proveito de toda e qualquer oportunidade de aprendizado. Alguém que esteja encantado ao descobrir uma cidade nova e um mundo novo. Claro que aqui eu tenho a Marsela e a Magda, prima do Edgar. Mas ambas já possuem suas respectivas rotinas, entendem? Bom, vocês entenderam. Segue uma fotinho de um sábado que preparamos um almoço juntas e uma torta de limão. Levei guaraná antartica para a Lilianne provar.




Duas coisas que as duas me disseram que eu não vou esquecer:


"Tengo que mostrar mi vida brasileña a mi mejor amiga que vá a llegar de Holanda, chicas!" (Lilianne,a Holandesa, comentando sobre as datas que sua amiga vai chegar e quer que nós duas a conheçamos)


"Debby, deixando de lado o papo espiritual, a gente tem que viver a cada momento, aproveitar cada instante e cada oportunidade que a vida nos oferece. Isso tudo aqui (nesse momento el ela se belisca no braço) é emprestado. E o amanhã simplesmente não existe. Eu lido com a morte no meu dia-a-dia." (Neliane,a médica, quando fomos a uma teteria fantásticaaaaaa árabe, numa sexta-feira improvisada, hehehe).

Teteria = loja de chá


Pena que as duas só ficarão 6 meses. Ou seja, mais 3 meses de amizade. Pelo menos aqui em Barcelona. Mas muita coisa ainda está para acontecer, hehehehe




Shoko e Cat Walk

Bom, estava faltando eu conhecer algumas discos aqui em Barcelona... Fui com a Camila e o Geovanni (Camila é a dona da casa onde os brazucas fizeram o churrasco). Antes passamos no Hostal Bar, tomamos unas cervezas e como todo bom brasileño, o Geovanni tem um conxavo com o promoter das duas discos. Entonces, fomos na Shoko primeiro...o lugar é lindíssimo, de frente para a praia de Barceloneta. Lá só tocava música eletrônica. E tinha um cantor, rsrsrs, cantando música eletrônica. Passamos pouco tempo lá, e depois fomos para a disco ao lado, a Cat Walk. Lá o tipo de música é um pouco mais variado. Quer dizer, como tem 2 ambientes, o de baixo tocava techo e suas alegorias (num sei as classificações das suas ramificações) e o andar de cima, mais dance, hip hop e reggaeton. Reggaeton é muito engraçado e eles adorammmmmmm. Na Cat Walk também havia uma DJéia no banheiro feminino!!!


Gente, dei trabalho para a Camila e o Geovanni. Eu não sei o que aconteceu naquela noite, mas a minha aura devia estar vermelha. Uns 5 caras feios vieram dançar comigo. Um estava tão chato, mas tão chato que o Geovanni teve que decirlo que era mi hermano. Cara, se não for culpa da aura só pode ser dos quadris ou da forma de dançar então. Teve uma hora que estavamos no meio da pista de dança e a Camila me puxou porque viu que já estava vindo un otro chico para falar comigo... Mas o melhor da noite foi um que estava ya borracho e eu estava sentada. Daí vem com aquele papo: holla guapa....tu eres muy guapa.......quieres baillar? E eu rechazando: no, lo siento, no, lo siento. Daí o cara disse assim para mim: - Tu eres una cabezona, hã? Cara, essa parte foi a mais engraçada da noite. Cabezona = cabeça dura, teimosa, hihihihihihihi


E os NEGÕES? TEnho uma amiga em especial que ia adorarrrrrrr(hahahahaha, não vou aceitar comentários dedurando quem é!!!). Diretamente da África. Ou de Cuba. Mas são muito diferentes dos nossos negões... não tem mistura. Eles são bem mais pretos!!! Dancei até com um, o mais educado de todos que vieram me pedir para dançar e que realmente so queria dançar....e eu só pensava nessa minha amiga, hahahahahah


Na hora de ir embora aconteceu a segunda coisa que mais me chocou aqui em Barcelona: vi dois homens de turbantes se acabando na música eletrônica. E eu pensava que eles eram super religiosos, coisa e tallllllllllllllllll. Mó doideira. Na hora me imaginei numa cena de desenho animado onde saíam 2 cifrões dos meus olhos $$. Mas eu to tranquila, tranquila. Fomos embora, e no metro, haviam 3 negões super bem vestidos e um deles tinha um cinto que a fivela era enorme e era de ouro. Falando algum dialeto ou língua africana. Deve ser um dos filhos de alguns dos ricos que existem na África. Senhor! É uma confusão de idiomas dentro do metro no dia de sábado!!! Posso até imaginar como será no verão. Ah!, e a outra coisa marcante que me chamou atenção, foi no dia que fui dar entrada na minha carteira de identificação, eu vi duas mulheres de descendência árabe, com aquelas roupas compridas e lenços na cabeça - que não eram burca, que também estavam dando entrada nos seus documentos, usando ALLSTAR. Imagina só! Roupas árabes e ALLSTAR. Surreal isso. Que contraste! Pena que nesses momentos eu não posso ficar tirando fotos dessas pessoas para mostrá-las a vocÊs!

As duas discos são lindas, e não quero nem imaginar quanto custa as entradas. Perfeitas para quem curte um som eletrônico, o que não é o meu caso. E para os curiosos, saí no zero a zero.












Películas: La Duda e Slumdog Millionaire

Pra fazer valer a confusão mental de misturar 2 idiomas ao mesmo tempo, hihihihi, já fui no cinema aqui 2 vezes.
Eles vêem muitos filmes dublados. Todas as séries estadounidenses são dubladas! Horrível!!! As vozes femininas entonces.........bom xapralá! Eu prefiro as legendadas. Tudo legendado! A confusão mental fica melhor! =)
Fui ver La Duda com Mary Streep. Meio sombrio, mas legal. Mas o que será que nos leva a afirmar determinados eventos se a dúvida permanece em nossos corações? Assim que o filme termina. Ela faz uma acusação gravíssima e chora no final do filme dizendo que no fundo ela tinha dúvidas. Essa briga angustiante da razão com a emoção foi o que eu decidi abolir da minha vida em 2009. Me prometi dizer tudo o que eu sinto. Y yá está.
Agoraaaaaaaaaa, o vencedor do Oscar, Slumdog Millionaire... Realmente é uma pelicula que nos faz refletir sobre a nossa sorte. Eu não sei se existe sorte. Não sei o porquê de alguns nascerem miseráveis e outros com a bunda virada para a Lua. Só sei que o filme me emocionou muito. Me mostrou uma outra cultura que somente o cenário perfeito, Barcelona, a grande Babilônia, está me ensinando. Recomendadíssimo.

Início das Aulas na UPC & Unificação dos Estudos Europeus

Meu povo,
a maioria de vocês não sabe, mas esse período só estou inscrita em 1 disciplina. Motivos: grana, castellano e metodologia. Estou fazendo Administración Estratégica Y Gestión del Cambio.
Bom, saí meio que decepcionada da aula. Não bastasse começar em el miércoles de cenizas.
O profe mandou apresentarmos 2 artigos e fazer uma cartografia bibliográfica (isso eu nao sei como se faz, mas posso inventar se eu quiser...)
Aulas agora...........só depois da Semana Santa..........
Bom, mas não pensem que vai ser moleza assim... Aqui na Europa tá a maior confusão por causa do Plano Boloña, que é a unificacão dos estudos superiores europeus. Isso implica no tempo que eu tenho para terminar o Doutorado. Não sei como vai ficar pois tenho que apresentar o Projeto Preliminar de Tese antes de Setembro de 2010. E ainda estou sem orientador (o professor que a Secretária Académica me asignou é da área de RH e Tecnologia de Aprendizado). Até fiquei preocupada um tempo com esse prazo, mas agora eu vejo que o que estou aprendendo nas aulas de castellano e de catalão estão acrescentando mais à minha vida do que um doutorado em administração. De repente eu tenha que puxar algumas cadeiras a mais, quizás traduzir minha tese do português para o castellano........ Se bem que... minha tese de mestrado tá muito foda, acho que dá pra fazer tranquilo.......
O bom de tudo isso é que meu diploma, quer seja de doutora ou de outro máster universitário será reconhecido em qualquer país da comunidade européia, hehehehhe
=))))))))))))

Carnaval? Me desculpe, mas Carnaval só no Brasil!!!

Galera,

que experiência frustrante! Claro que eu tinha que conhecer o carnaval daqui para poder opinar, né?

Bom, pra começar as pessoas trabalham/estudam na segunda, terça e quarta.

Fomos a Sitges que é uma cidadezinha de praia. Uma graça. Dizem que lá é o reduto dos gays, onde viven muchas parejas de homosexuales. Bueno. No pasa nada. A mi me dá igual.

O mais bacana é que todo mundo se fantasia. Sem exceção. Todos se disfrasan. E as fantasias sao muito criativas. A melhor para mim foi da família Simpson. Fodaaaaaaaaaaa. Achei até o JAck Sparrow, hahahaha, quando gritamos "Jack Sparrow!", o cara virou e falou: - Jack Sparrow, no! CAPTAIN Jack Sparrow, porfe!

Bom, ninguém pega ninguém, mó zero a zero, todo mundo zuando todo mundo na boaaaaaaaaa, sem brigas ou confusão, gringas (e eu sou o que? eu sou gringa? hehhehe) - leia-se "americanas" - doidonas pagando Vômito na areia.........e muita musica eletrônica.......algumas batukadas.........

No mais..............carnaval sem frevo pra mim já nao é carnaval. Tá bom, abro exceção para as marchinhas e para o ritual da quarta-feira de cinzas carioca......assistir a apuração com a galera unida sempre foi divertido e me traz boas recordações desde criança...

Mas carnaval sem swing, sem magia, com 3 blusas + 1 casacão, a 6 graus celsius não dá. Sem tomar banho de mar não dá. Definitivamente não dá. Ano que vem estou nas ladeiras de Olinda. Já vou até trocar meus pontos do cartão de crédito. Aproveito e passo meu niver no Brasil com vocês!


Sim, o Forró...Taí, Naty!!!

Bom,

comentei con vosotros que aqui o povo tem uma fixação pela cultura brasileña, vale?
E eu que prometi à minha amiga Naty um forró antes de eu vir para cá! Pois bem, quando ela vier aqui eu já sei onde levá-la!

No primeiro dia de aula de castellano, dia 18 de Febrero, uma quarta-feira, fui a um lugar chamado Sala Monastério, em Barceloneta. Eu adorei esse lugar. E tinha uma banda de forró, muito boaaaaaaaaaaaa.
Marquei de ir com a chica holandesa que conheci no churrasco dos brazucas, vocês se lembram? Pois bem. Ela levou o Doutor Sorriso Colgate, conterraneo da Soninha, e a Neliane, que também é médica. Até então eu não sabia, mas essa noite foi marcada pelo início de uma grande amizade.
Depois da Sala Monasterio, no domingo de Carnaval, fomos a sala Bikini (as 3 meninas), que por sua vez tem 2 ambientes - uma com Salsa e a outra com Forró. Lá é caro, e fez sua fama quando os jogadores brasileños viviam e jogavam aqui. Depois das 1h da manhã, quando íamos embora, a Bikini começou a encher de gente esquisita e prostitutas...tava na cara, hehehe.

1a. foto na Sala Monastério: Neliane, Debby, Lilianne, Matheus
2a. foto na Sala Bikini: Debby, Neliane, Lilianne
Uma curiosidade.......Bikini aqui é mixto-quente, que na Argentina chamamos de tostado, rsrsrsr



Alguma coisa aconteceu, está tudo assim tão diferente!

Meu povo e minha pova,
por fim, acabei de mudar a time zone do meu relógio do computador. Ainda estava no horário de Brasilia (-3:00h), e agora, estou com o horário oficial da Espanha.
As coisas vão acontecendo devagarinho....essa semana, o Alberto, amigo meu me fez uma broma no Orkut sobre o Iron. Cara, o Iron tocou no Brasil, e acho que essa semana é o Radiohead. E eu simplesmente "desenchufei". Fui percebendo essas coisas com mais calma... Tipo... eu não sinto mais vontade de ver o Jornal Nacional e nem o Fantástico, por exemplo. E isso é bom - não que eu esteja esquecendo a cultura do meu país, muito pelo contráriõ! - mas sim porque minha mente está mais abertas para receber culturas e hábitos novos.
Um hábito novo é o fuso-horário (com hífen ou sem hífen?). Não sei se é porque estou doente, mas esses 2 dias consegui acordar sozinha sem a ajuda do despertador. Claro que voltei a dormir de novo, mas eu achei isso genial. Vocês podem achar isso um mínimo detalhe, assim como eu também achava e nunca pensei que fosse padecer do mal do fuso horário. O nosso corpo tem um reloginho biológico.........tanto para se alimentar quanto para descansar. É a mesma coisa se aí no Brasil me levantasse às 3:30h da madruga e fosse me acostar às 20:00h. Ah, sem falar que aqui a galera almoça por volta das 14h.
Bom, é isso. Tô feliz com as mudanças. Sobretudo as mudanças sazonais. A primavera já está chegando na cidade. Não é mais necessário o calientador para tomar banho, e nem no quarto. Já consigo ficar sem casaco em casa. E na sexta-feira passada, caminhei sem casaco na rua junto com a Marsela. Pela primeira vez meus braços sentiram o calor do sol europeu, hahahaha
Vou aproveitar que hoje não tenho aula e que to meio que febril para escrever sobre os tópicos da postagem anterior.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Hola, bona tarda! Jo em dic Debora! I tu, com es diu?

Quem pensa que o catalão é uma mistura do francês com o espanhol está completamente enganado. O fato de existir algumas palavras iguais, como o d'accord e o mercy (com a entonação do "r"em castellano, é claro, rs), não significa que o catalão é parecido com o francês. É um idioma próprio, mó doideira. E às vezes me parece com o Português. Aqui na Espanha, existem 4 idiomas oficiais: o idioma basco (euskera), o catalão, o gallego e o castellano. Tenho que ler muito ainda sobre a guerra civil espanhola, que foi muito importante no país. E a queda do Presidente Franco em 1975, os outros idiomas que não o castellano deixaram de ser proibidos. Por isso que o catalão fala o seu idioma mesmo. Na própria UPC se eu nao dissesse que não entendia catalão, o professor não iria mudar o idioma.



Enfim, imagina, você aprender uma outra lingua ensinada por uma pessoa que não fala a sua lingua. Pior ainda se você não entende a lingua da pessoa que ensina. Assim é a história de SHIVA, um menino do NEPAL (?!?) que só fala inglês, e a professora de catalão não fala inglês... Hihihihi, mó doideira!

Definitivamente, na Babilônia!

No dia 18 de fevereiro começaram as clases de lenguas.

A clase de castellano é más grande e também hay muchos chinos. Bom, vocês sabem onde fica a Moldávia? É um país da ex-URSS, pequenininho. E a profesora ao mesclar os alunos de diversas nacionalidades, me colocou para fazer um trabalho de conversação com um cara da Moldavia!!! Que maluquice!

Bom, no dia seguinte, foi a de Catalão. E a Bielorrússia, vocês sabem? Eu também não...tenho que procurar no mapa. Gente.........................................na minha clase de catalão tem um cara que é do Iran! Terra de Sadam Hussein. O nome dele eh Merhdad (e se pronuncia assim mesmo..../merdád/....rsss...eh mto engraçado. E a terra do Bin Laden? Paquistão. Pois é. Tem um cara que também é do Paquistão, mas esse eu esqueci o nome.

Cara, esses cursos de idiomas com certeza são as coisas mais malucas que eu to fazendo na minha vida. Sinceramente, não sei se é idioma ou se é Geografia!

Um mapa múndi urgente!

E o Marrocos? Que é colônia espanhola e eu não sabia? Huahuahuahuahuahuahuahaauha

Parc Güell
















Bom, pelo menos a ordem cronológica dos tópicos anteriores eu vou seguir, rsss

Como eu nao saí no dia do meu niver porque tava um frio da porra, no dia seguinte resolvi ir passear no PArc Güell, rss, ou melhor, correr no famoso Parc de Guaudí.

Tirei umas fotos: eu, eu mesma e o timer da câmera. Dá para tirar cada foto lindíssima de lá... Putz, já tô até imaginando como vai ser quando chegar a primavera!
Devia sair para correr lá todos os dias, mas com o frio fica difícil!