quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Curso de Lenguas

Jueves, 12 de febrero de 2009.
Fiz minhas matrículas nos cursos de linguas oferecidos gratuitamente pela prefeitura: Catalão e Castellano para estrangeiros. Me matriculei no Catalão inicial (e não vale dizer que é uma mistura do Francês com o Castellano porque não é...existem palavras em Português e Italiano também, é uma mistureba que só!). O Catalão abre portas aqui para quem busca empregos. Já o Castellano, fiz uma prova de nivelamento en lunes e ontem peguei o resultado. Fiquei no nível mais alto: Básico A2. Preciso muito de colocação pronominal!!! Esse negócio de repetir, como por exemplo, "a mi me gusta", é chato. Nunca sei se to colocando pronome de mais ou de menos.
Há duas coisas nas quais eu queria falar sobre o curso de línguas. Semana passada fiquei atônita com tantos chineses na fila de inscrição: 99% da população. E viva a nação mais numerosa do mundo! Eu comecei a ficar nervosa porque já vi que a probabilidade de fazer amigos no curso é de 0,00001%. Mas eu dei uma olhada na ficha da professora de Castellano e vi que uns 80% devem ser de origem chinesa. Não é preconceito o que estou relatando aqui, mas é que aqueles rostinhos todos muitos parecidos falando entre si me fez sentir uma completa estranha. Uma ET. Um ser de outro mundo. Já o catalão me pareceu que o público seja mais misturado.
A outra coisa é que a professora que me atendeu para fazer ambas matrículas em ambos os dias que estive lá é meio bruxa. Bruxa no bom sentido, eu digo. A FDP - também no bom sentido - se lembrou de mim quando fui lá na primeira vez. Me perguntou de onde eu era mesmo, e o que vim fazer em Barcelona. Expliquei-lhe o que vocês já sabem. Daí, ela me perguntou: "Vale, se te ofrecem um empleo por aqui, hã, que haces?" Óbvio que não fiz desdém de uma cidade tão linda e de primeiro mundo. Quem sou eu para tal, uma pobre menina latino-americana. Ela foi tão incisiva e olhou dentro dos meus olhos. Respondi que se fosse bom o suficiente na minha área de atuação que ficaria... Ai.......................eu não queria dizer isso!!! Eu quero voltar! Mas eu fiquei tão chocada, plena segunda-feira, depois do primeiro domingo que eu não choro e depois de gastar no IKEA comprando meu armário, ela não tinha esse direito de intervir na minha privacidade desse jeito! Não obstante, ela contestó: "Que bueno, tendrás que re-hacer toda tu vida novamente, empezar todo de nuevo. Muy bien." E eu: "Creo que si". Com um sorriso bem amarelo, bien amarillo. Ela vai ser minha professora de Castellano, bom que eu já lhe disse que às quartas-feiras irei chegar atrasada por causa do doutorado. E ela disse que tudo bem. Afinal de contas, um doutorado é um doutorado. E contém o seu status de doutorado.
Depois penso em continuar com o Francês, também oferecido. Mas por enquanto não há espaço na minha agenda à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário