sexta-feira, 17 de abril de 2009

Algumas novidades! Capítulo I - Las malas

Bueno
questão financeira, emprego, burocracia e doutorado.
1.1 - NIKE
Como postei hace algumas semanas, e todos ficaram curiosos, perdi uma oportunidade de puta madre para fazer um estágio na NIKE. Ia trabalhar com o monitoramento da rota Holanda-Portugal. Fui a última pessoa a fazer entrevista, mandei benzão no Inglês e na segunda-feira recebi o telefone dizendo de minha aprovação no processo seletivo. Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, fiz a postagem naquela segunda-feira mesmo!
Só que...
A Universidade não quis firmar o convênio porque sou aluna do Doutorado. E alunos de Doutorado só podem trabalhar em projetos da própria universidade. Se eu fosse aluna do Master, aí sim, eu poderia realizar práticas. Mas como eu sou uma pesquisadora fodona, não tenho tempo para nada nem para respirar e tenho que dedicar minha vida a uma tese, não posso trabalhar nem por 4 horas.
Ia ser perfeito. 4 horas. De 09h a la 13h. 400 euros/mês. Dava para pagar o novo aluguel (que contarei nas neutras) e cobrir minhas despesas de transporte e alimentação. Ficaria tranquila até a convocatória da beca sair.
Isso não foi o pior. Até superei numa boa. Agora o que aconteceu ontem foi fatal.
1.2 - NEW COM
A New Com é uma empresa que presta serviço de Handling e Rampa para as aerolíneas. Me chamaram e deixaram recado com a Valentina para que eu ligasse ontem de manhã na primeira hora, pois seria a ultima leva de entrevista.
Alta temporada chegando e expansão do Terminal 2 do Aeroporto. Oportunidades!!!
Fiz a entrevista em Inglês, classificado como "lovely", falei da minha experiencia com aviação. Não durou 5 minutos e passei para o psicotécnico. Enquanto isso, a menina do RRHH pegou nossa identificação para fotocopiar. Entoncesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss, ela viu que meu visto era de estudante e tive que ouvir um tremendo "Lo siento". Eu e mais uma menina Russa que fala um castellano perfeito. Até o som do "c" com a língua enfiada entre os dentes ela sabia fazer. Ela tinha 19 anos. E eu tenho 29, embora às vezes eu não me lembre disso. Conclusão: a empresa não está a fim de ter custos com os tramites para permiso de trabajo para um emprego temporal de 6 meses (podendo ser prorrogável por mais 6). Se eu ficasse 6 meses.........além de ganhar o permiso, ia ser mais facil arrumar emprego em uma agencia de viagem ou até voltar para a aviação mesmo... já que eu ia estar ali, pertinho, pertinho!
Salário 536 euros. 4 horas. Turno noturno $$$. Feriados $$$. Dobrar turno $$$. Ou seja, eu iaganhar um pouquinho mais do que isso. Suficiente para as despesas, aluguel e ainda ir ali do ladinho a outro país e voltar.
O pior de tudo é que a menina educadamente me perguntou ha quanto tempo eu estava na Espanha (adoroooooooooooooooooo quando eles me pergutam isso, prova que o castellano tá bom), e eu respondi "tres meses"... entao ela me explicou que com esse tipo de visto, eu só poderia fazer práticas (estagios).
Se meu visto só me permite práticas e a UPC não assina práticas para alunos do doutorado, chego a conclusão que entendi finalmente o significado do nosso popular ditado brasileiro:
"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"
1.3 MARSELA
A Marsela perdeu o emprego há 2 semanas. Depois de 2 anos de sucesso.
1.4 Crise Mundial
O presidente Zapatero mudou todo a cúpula do governo na semana passada. A pressão está grande por causa da crise, e o índice de desemprego chegou a 20% na Espanha. Ontem eu vi um homem pedindo dinheiro no metro... dentro do metro. E outro vendendo isqueiro. Igualzinho ao que acontece nos trens cariocas. Não sei como a vigilância não pegou. Hoje eu vi outro pedindo dinheiro também. Tinha acabado de sair do hospital e tinha receita na mão. Alguma cena conhecida os lembrais ou seria mera coincidência ???
Gente, o ser humano tá afundando com essa crise. Uma nova proposta de remodelação mundial tem que ser posta em prática já! Cadê nossos cabeças pensantes? Eu quando saí do Brasil não tinha noção do que era crise. Agora, ela me assombra todos os dias. Não tenho medo dela. Mas ela me assombra e me entristece.
Cada vez percebo que não pertenço a esse mundo... ou a essa ordem mundial!
Filosófica com uma pitada de humor negro. Patty que vai gostar do post de hoje. Por falar em Patty, qual seria a ruta do Sul da França? Planos para Julho!!!

Um comentário:

  1. Poxa, que merda! Deve dar um do estas oportunidades escorrendo pelos dedos né?! Manda um beijo pra Marsela e muita força pra ela também.
    Quanto a crise ela ja chegou a muito tempo, desde que estou aqui vejo limpadores de para brisa no sinal:O
    No mês passado tirei até foto! Vai la no orkut olhar, hahaah, que horror, mas é verdade, mundo globalizado amiga até na miséria, por isso que não vejo a hora de voltar pra terrinha;)

    ResponderExcluir