sábado, 31 de janeiro de 2009

Agora sim, El Auto Bus Turístico

Martes, 27 de Enero, 2009

Hoje eu acordei cedo para poder aproveitar tudo que o ônibus turístico da cidade pode me oferecer. Depois da Joselitada de ontem, não deixarei passar em branco o dia de hoje!!!

A primeira parada foi no famoso Parc Güell, do famoso Gaudí. Desci na parada, pois agora sei que o ônibus passa de 5 em 5 minutos, toda hora, subi a rua e cheguei lá...Mas o Parc estava fechado, devido à ventania de sábado, muitas árvores haviam caído, e os funcionários disseram que estavam limpando todo o parque para poder então reabri-lo. Poxa vida, muitas pessoas me falaram sobre esse parque - a Cris, a Fê e a Diana. Bom, é só voltar no outro dia, enfim...Buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa =(

Próxima parada...Tibidabo... não sabia nem o que era, mas eu desci. Ainda estava acostumando meus ouvidos ao Espanhol do Onibus. Descendo tinhamos que pegar um Tramvia Blau-Tibidabo(um pequeno trem que corre pelas ruas), mas o Tramvia também nao estava funcionando. Foi aí que fiz amizade com Bea (Beatriz), uma Espanhola de Gallicia que estava por 4 dias na cidade. Pegamos um ônibus mesmo para irmos até o funicular (um outro tremzinho que vai pelas montanhas até chegar à Serra de Collserola). Uma cola de Tibidabo:

"Chega-se às alturas de Tibidabo pelo Tramvia Blau (Trem Azul), o último bonde remanescente na cidade, e, então, por funicular. O nome vem do latim 'tibi dabo' (eu lhe darei), uma referência à tentação de Cristo, quando 'você-sabe-quem' (n.da.rt.: licença poética, rs) o levou à montanha e lhe ofereceu o mundo a seus pés. Este procurado Parc d`Atraccions foi inaugurado em 1908 e os brinquedos foram renovados na década de 1980. Enquanto os antigos brinquedos mantêm seu encanto, os mais novos oferecem o máximo em experiências vertiginosas. O fato de estarem no topo da colina, a 517m de altura, acentua essa sensação. O parque também tem o Museu d`Automates (um museu de robôs), com brinquedos automatizados e diversões eletrônicas . O Tibidabo está coroado pelo Temple Expiatori del Sagrat Cor, construído por Enric Sagnier entre 1902 e 1911 (...) Um elevador leva aos pés de um enorme (n.da rt. risos) Cristo."
Pois é... esqueci de dizer que lá em cima há um parque de diversões com uma vista panorâmica maravilhosa!!! Só lembrava do Yan. Pena que o parque está fechado, só abre em Março...snif, snif. Mas o passeio já valeu a pena, e como! A Igreja que existe lá é linda, em cima dela existe uma Basílica. Subindo por um elevador, chegamos ao Cristo que tem em cima da Basílica. Quanto mais alto, mais bonita é a vista! O dia está ensolarado, lindo demais!
Continuamos o passeio. Não descemos no núcleo histórico de Sarriá, nem no Monestir de Pedralbes, e no Palau Reial-Pavellons Güell descemos para tirar algumas fotinhos. A próxima parada era o Barça, mas acabei desistindo de ir, pois pelo que eu lembro dos vídeos e fotos da Jackie, o museu do futebol é enorme, e eu levaria muito tempo lá dentro, contando com todo o complexo esportivo. Sim, o estádio é enorme! Sem falar que eu ia perder a companhia de Bea. Fizemos a transição da linha Vermelha para a linha Azul. PAramos na Estació de Sants...a estação de trem de onde partem os demais trens pela Europa! Agora, eu já sei onde fica quando pegar um Europass, ou pegar alguém que venha de trem até aqui =)))
Como já estava entardecendo, e o nosso objetivo era passear em Montjuic, decidimos não parar em mais nada. Há muitos lugares interessantes e museus ainda para visitar:
  • Creu Coberta;
  • Plaça d`Espanya (e o ballet das águas dançantes...acho que o melhor é visitá-la pela noite);
  • CaixaForum - Pavelló Mies van der Roche;
  • Poble Espanyol
  • MNAC (Museu Nacional d`Art de Catalunya);
  • Anella Olimpica (onde ocorreram os Jogos Olímpicos de 1992);
  • Fundació Joan Miró;

Já vi que vou tirar 1 dia para fazer isso tudo, já que fica na subida que leva o telfério. Vi que na Plaza de Espanya tem um buraco do metrô, então é fácil chegar até lá. Agora eu preciso saber quando começam as águas dançantes da famosa praça.

Aêeeeeee........chegamos ao teleférico! Que foda! Adoro esse tipo de passeio! Ainda mais quando é para ver um Castelo! Hahahaha... me senti uma princesa! =)

"Todo o alto de Montjuïc é ocupado por um enorme castelo do século 18 com vista para o porto. O primeiro castelo, erguido em 1640, foi destruído por Felipe V , em 1705. O atual forte em forma de estrela foi erguido para a família Bourbon. Durante a Guerra de Independência foi tomado pelo exército francês. Depois da guerra civil, tornou-se uma prisão, onde o chefe catalão Luís Companys foi executado, em 1940. O castelo é hoje museu militar."

Seguimos por toda a zona de Port Vell, que é a zona portuária (dãh) de Barcelona, de onde saem todos os cruzeiros pelo Mar Mediterrâneo ("cruise with me babe", rss). E tem um montãooooooo de coisas legais para fazer por lá (como o Aquário que to louca para ir)! Vixe! Nem vou contar mais as coisas que eu perdi, porque senão vocês vão me atirar pedra! Kkkkkkkkkkkk! Deixo para contar quando eu for...porque, para mim, Barcelona mal começou e não vai acabar em 2 dias. Bom, já era noite quando descemos do ônibus da rota Azul na Plaza Catalunya e pegamos o ônibus da Rota Vermelha de novo para que eu voltasse para casa. Muita, mas muita coisa ficou ainda para ver! Ócio é o que não me faltará!

P.s.: ócio = lazer (em espanhol)

Ainda postarei as fotos desse dia.

Besos

Saudades da terrinha...

Um comentário:

  1. Filha, amei ler e me sentir viajando com vc, como fizemos tantas vezes!! Olha, quando eu for aí, viu me lembrar da coalhada e tb vou querer que vc me leve para passear na minha rua "particular"! Bjinhos!

    ResponderExcluir