sábado, 31 de janeiro de 2009

Do Mediterrâneo ao Barri Gòtic

Miércoles, 28 de Enero, 2009

Hoje eu acordei, almocei e fui ver um piso para alquilar com a Marsela e o David. Tomara que tudo dê certo, pois estou louca para desarrumar meus malões!

Después decidir caminhar até a praia de Barceloneta e seguir à esquerda para fazer a rota verde do Onibus Turistico, que é a du Port Olimpic para explorar o outro lado da cidade. Infelizmente, a rota verde só começa a rodar em Março, não sei o porquê. Deve ser porque tá inverno e como a maioria das atrações daquele lado são praias... enfim.... Peguei a Carrer de Marina (Marina, aqui você tem uma rua só para você!!!) e andei até não poder mais. Vi que o Marillion vai fazer um show aqui no dia 01 de fevereiro (po cara, Kaileigh é foda, adoro essa música) e que a rua é uma grande fonte de informação, já que por enquanto estou perdida quanto à Tele e quanto aos Periódicos.

Antes de chegar a Barceloneta, passei por uma exposição que havia visto ontem no passeio turístico e não tinha conseguido tirar fotos, da Estação Ferroviária Paris, a primeira de Barcelona, que foi modernizada. Os trilhos antigos foram reciclados e viraram arte no meio da rua! O máximo!



Continuei o meu caminho até o Mediterrâneo, onde situa-se a praia de Barceloneta que o escritor barcelonês Carlos Ruíz Zafón cita em seu romance "A Sombra do Vento". A praia é pequena e fica entre as zonas do Port Vell e do Port Olimpic. Tirei algumas fotos e fiz filminhos para a Jackie e a Soninha. A região é bacana, observa-se vários adolescentes perto da praia andando de skate ou patins, e pessoas praticando esportes.


Saindo da praia me perdi perto da torre de Jaume, onde as pessoas podem optar por descer diretamente do teleférico de Montjuic até a praia. Daí voltei tudo de novo e entrei dentro de um café italiano, Buenos Amigas, acho que esse é o nome. Pedi um capuccino e um forgazza dulce. Como não tinha forgazza dulce, foi o croissant com crema mesmo. Fiquei no balcão, de frente para a praia e ao meu lado havia uma menina que estava simplesmente desenhando o coqueiro que estava na nossa frente. Demais!!! Parece que nessa cidade todos são artistas, de um jeito ou de outro. O menino que me atendeu foi super simpático e me explicou como ir até a Ronda Litoral.


Fui caminhando por Port Vell, onde a tarde foi caindo e os tons azulados degradées ficam mais intensos. Tem muitas coisas ainda para ver na região de Port Vell, como por exemplo, o Aquário de Barcelona (Ju, foi você que me deu essa caneca, não foi?) que estou louca para ir e também o Museu d`Historia da Catalunya.


Contornei a estátua do Tio Colombo e saí nas Ramblas!!! Exatamente onde eu queria caminhar para chegar até a Plaza de Catalunya para encontra Bea e fazermos nosso tour pelo Barri Gòtic. Las Ramblas são o maior barato! Soninha, tem mais filme para você também. Lá entrei numa tienda de deportivos onde tentei explicar ao indiano que me atendeu que no Brasil estava passando uma novela sobre a Índia. Como eu não sabia como era novela na língua espanhola, ele me disse para explicar-lhe em Inglês. Putz, minha cabeça deu um nó! Foi muito engraçado. Pelo menos ele sabia o que era Soup-Opera. Depois entrei numa loja muito maneira, super alternativa, com um monte de blusas e saias de caveirinhas (cavalerassssss) onde lembrei da Jackie. Cara, e a loja estava em Rebaixes!!! Antigamente eu tinha que economizar porque estava indo para a Europa, agora yo tengo que ahorrar porque estoy en la Europa!!! Saco! Tomara que saia logo essa beca ou que eu arrume um emprego! Quero gastarrrrrrrrrrrrrrrrr! Subindo mais um pouquinho, dei a volta no mercado aberto, tradicional, que se chama Mercat St. Jose La Boquería. Subindo mais, as estátuas móveis (tirei foto do Edward Maos de Tesoura, a melhor!!!) e um showzinho básico de hip hop no meio da Rambla!


Bom, cheguei a Plaza Catalunya e me encontrei com la españolita simpatica que fiz amizade ontem no ônibus turístico! Passamos rápico no Hard Rock Café para eu ver como era e tirei uma foto do Jon Bon Jovi para a Jackie :p. Yeah, the Lost Highway leads you to Spain (era o que estava escrito no seu ingresso!)

Fomos andanto até o Barri Gòtic, que é super excêntrico. Artistas cantando música regional, tocando flauta ou outro instrumento de sopro pelas vielas...Você vai escutando a música e se deixa dominar por ela, até que se chega até o artista. Cola do Guia:

"O Barri Gòtic é o verdadeiro centro de Barcelona. A parte mais antiga da cidade foi o locar escolhido pelos romanos, no reinado de Augusto (27 a.C.-14 d.C.), para fundar a nova colônia. Desde então, é o lugar onde ficam os edifícios administrativos de Barcelona. O fórum romano ficava na Plaza de Sant Jaume, onde hoje se encontra o Palau de la Generalitat (uma construção medieval), parlametno da Catalunha, e a Casa de la Ciutat (prefeitura). Perto fica também a catedral gótica e o palácio real, onde Colombo foi recebido por Fernando e Isabel na volta de sua viagem ao Novo Mundo, em 1492."




Saímos do Barri Gòtic, e fomos ver a famosa Torre Agbar:
" (...) Esta edificação cilíndrica é encimada por cúpula. Tem 33 andares e foi projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel para a empresa local de fornecimento de água, a Aguas de Barcelona(...)"



Personas, vocês não tem noção do quanto andei. Cheguei em casa super tarde y muerta con mis piés doloridos!

O dia foi maravilhoso! Pena que a Bea já vai embora amanhã para Gallícia.


Um comentário:

  1. Cara, que máximo... Tô viajando aqui junto com você. Quero voltar logo a essa cidade! E quero reler A Sombra do Vento... hehe
    Vc não tem noção... As duas primeiras fotos que vc botou do Bairro Gótico: tenho duas exatamente iguais, só que mais claro. Incrível! Mto bom ver q vc está curtindo a cidade nessa fase do descobrimento. Aproveite!!! Bjs. Ferno

    ResponderExcluir